Good Memories

Amigos.

 

Me formei no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, em dezembro de 1999, no final do século passado. A última vez que tinha ido ao colégio foi exatamente um dia antes da cerimônia, quando tivemos um culto com a presença dos pais, e os alunos que tinham ligação com música fizeram uma apresentação. Eu estava entre eles. Lembro que cantamos “Coração de Estudante” do Milton Nascimento para uma colega que tinha falecido no ano anterior. Fui às lágrimas. Desde então, voltei ao colégio apenas aos domingos de anos pares para cumprir meu dever cívico.

 

Porém, hoje, esta história mudou. Atendendo ao convite do professor Vinícius Schwertner (na época, meu professor de vôlei), resolvi participar da cerimônia de abertura do ano letivo, com a presença de todos os professores do colégio. A jogada era fazer uma apresentação musical e montei um set de músicas do Johnny Cash. Nossa! A galera amou. Ainda fico impressionado com o impacto que as músicas do Man in Black tem nas pessoas. Incrível o número de cumprimentos que recebi. O melhor foi de uma professora, cujo nome infelizmente não lembro, mas ela me disse: “A tua música mudou o meu dia. Muito obrigada”. Pô, quase chorei.

 

Mas não foi apenas o cumprimento efusivo dos antigos mestres que me fez ficar atordoado até agora. Há uma década, eu não retornara àquela que tinha sido minha casa por nove anos. E de repente voltei e fui saudado como herói. Foi algo que mexeu comigo. Eu senti que os professores olhavam para mim com orgulho de ter feito um bom trabalho, de ter feito parte da minha formação e educação.

 

E mais além. Meus tempos de colégio não foram lá essas coisas. Meu perfil sempre foi um pouco diferente dos meus colegas, não fui um cara de muitas amizades em sala de aula. Talvez por isso a minha resistência em voltar um dia. Mas a forma como foi hoje não poderia ser mais perfeita. Senti que eliminei um fantasma na minha vida. Não sei se consegui passar para vocês o valor que isso tudo teve pra mim, mas espero que tenha sido possível.

 

Por fim, deve e muito agradecer ao Vinícius por ter me proporcionado isso. Foi uma tarde inesquecível. E sobre o Vinícius… bem… ele é mais que um professor. Sempre foi um amigo. Um cara que, desde os tempos de colégio, sempre foi um grande parceiro. Velho, obrigado novamente.

 

Segue aqui o vídeo que ele produziu.

8 Respostas to “Good Memories”

  1. prof. Vinicius Says:

    Que isso meu!
    O talento é uma grende forma de fazer amizades e mostrar que além dos ensinamentos teóricos (que no caso do volei não foram tantos , né) existe uma relação aluno/professor muito profunda!
    Valeu a participação e já vamos deixar aqui no compromisso: outubro III Show de Talentos………será mais um sucesso!
    Obrigado Andrei!

  2. prof Barth (4ª série) Says:

    Foi um começo diferente, com certeza! A tua música e a tua alegria contagiou a todos nós. Obrigada por teres vindo ao Nosso Colégio Farroupilha e contribuido para que tenhamos certeza que estamos no caminho certo como educadores (tua sensibilidade é maravilhosa e conseguiste demonstrá-la no momento musical e no texto que escreveste). Espero ter o prazer de te ver mais vezes na escola, quem sabe o convite do Vinicius seja aceito e tu tenhas a oportunidade de mostrar aos pequenos o grande ex-aluno que és. Um beijão!

  3. Mariza F Schwertner Says:

    Andrei! Fui professora por muitos anos e fico sempre feliz quando encontro algum aluno meu e sinto que levou algo do que convivemos na relação professor /aluno.Vibrei com tua alegria em reecontrar teus mestres,tua escola teus amigos e mostrar teus talentos.Como mãe também alegrei-me por ter transmitido ao Vinícius o quão é importante ser um professor amigo.Parabéns Andrei pela tua vibração e carinho
    Um beijo
    Mariza

  4. :’)

    .

    Não te imagino sem um bando de amigos no colégio. Achei que fosse do tipo vereador.

  5. OBS: Esse Barth não é profe de matemática??

  6. prof. Vinicius Says:

    cara ta qui ó, a tua homenagem, tu merece! valeru mais uma vez, e como dizia Bob Marley… “um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão!

  7. Celso Says:

    Olá, sou um amigo do Pará, conheço o Vinícius quando passei uma temporada em Capão da Canoa (só 20 meses) e posso garantir que o carreteiro dele é muito bom também!!! Valeu e grande abraço.

  8. alice Says:

    Querido Andrei!
    Ficamos muito felizes e ao mesmo tempo orgulhosas em vê-lo retornar à nossa escola num momento em que recebíamos todos os professores e funcionários da instituição para a bertura dos trabalhos do ano letivo. Tua disponibilidade, atenção, carinho edesprendimento nos deixaram orgulhosas. Ficamos emocionadas com as tuas músicas, a forma como te apresentaste e a impressão que tiveste da escola após retornar de um período tão longo. Desejamos que esses momentos se repitam e programaremos outros encontros como esse. Parabéns e muito obrigado!

Deixe uma resposta

