Injustiça Desportiva

Ao dirigir para casa ontem, ouvi a notícia das punições aos jogadores do Internacional devido à confusão na final da Copa do Brasil contra o Corinthians. Gostaria de ter ficado surpreso, mas não fiquei. Gostaria de ter escrito isso antes, pois pensei no texto durante o final de semana, mas não o fiz.

Na real, eu já esperava. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o meio-campo colorado Andrés D’Alessandro com 60 dias de suspensão e o lateral Kleber com um jogo. O técnico Tite foi absolvido.

Vamos aos fatos: a imagem é claríssima. D’Alessandro não agride o adversário que simulou uma lesão (não deveria ter sido denunciado por isso? Não, afinal ele joga no Corinthians). Depois, o atleta colorado provoca o adversário. Assumo que pode ser sim interpretado como tentativa de agressão.

Quero lembrar de dois fatos este ano no futebol brasileiro para embasar a minha tese.

O primeiro deles foi a agressão covarde do lateral do Flamengo, Juan, ao meia do Botafogo, Maicosuel, na final do Campeonato Carioca. Ao ser driblado humilhantemente pelo alvinegro, o rubro-negro o chuta. Caído, Maicosuel se contorce em dores enquanto Juan o ameaça e o insulta. Recebeu cartão amarelo quando deveria ter sido expulso.

Juan pegou 30 dias pelo TJD-RJ. Menos de uma semana depois, recebeu efeito suspensivo. E nem foi punido dentro de campo como deveria. Mais tarde, seria punido com 10 jogos, a serem cumpridos no Campeonato Carioca de 2010.

O segundo caso foi a palhaçada entre o zagueiro Domingos, do Santos, e o meia Diego Souza, do Palmeiras. O santista entrou em campo, provocou o palmeirense que o agrediu. Ambos foram expulsos. Após saírem de campo, Diego Souza retorna e o agride novamente. E por trás.

O meia palmeirense foi julgado pelo TDJ-SP e recebeu 8 partidas de suspensão, a serem cumpridas no Campeonato Paulista de 2010. Domingos ganhou dois jogos. Isso que foram expulsos na partida, ou seja, foram punidos dentro de campo.

Bom, são três casos diferentes, temos três fóruns diferentes e três tratamentos diferentes. D’Alessandro e Kleber foram punidos por atitudes na Copa do Brasil e cumprirão suspensão no Campeonato Brasileiro. E quem é o vice-líder da competição? Sport Club Internacional, meus amigos.

Eu fico imaginando se o D’Ale não tivesse sido expulso. Certamente, o STJD o mandaria para a prisão de Guantánamo, sem água e comida e ainda teria que ouvir 24 horas por dia o sucesso da Stéfhany.

Se sem agressão o meia colorado sofreu essa punição, com agressão ele seria fuzilado em praça pública. E o que aconteceria com ele se jogasse no Palmeiras, Corinthians ou Flamengo? Respondam nos comentários, por favor.

Não entendo os critérios da justiça desportiva brasileira. Mas parece que eles não são claros. O Internacional sai prejudicado nessa.

Alguns poderiam dizer “Ah, mas se ele for cumprir a punição ano que vem, pode nem estar mais no Inter”. Correto. E o Diego Souza, o Domingos e o Juan? Podem também não estar em seus atuais clubes.

O certo, meu amigos, é que o futebol brasileiro dentro de campo é o melhor do mundo. Mas fora dele é cercado de pessoas despreparadas e, em algum casos, mal-intencionadas.

Uma resposta to “Injustiça Desportiva”

  1. “Depois, o atleta colorado provoca o adversário.”
    corrigindo:
    Depois, o atleta colorado provoca risos do adversário.
    falem do tcheco agora 8)

    “Bom, são três casos diferentes, temos três fóruns diferentes e três tratamentos diferentes. D’Alessandro e Kleber foram punidos por atitudes na Copa do Brasil e cumprirão suspensão no Campeonato Brasileiro. E quem é o vice-líder da competição?”
    lamento, cara, mas são esferas diferentes. os outros dois casos são em nível estadual, não nacional. eles não foram punidos pelo Stjd. se tu quer analisar a pena que levaram, aí sim, beleza. não tem critério mesmo. mas quem faz merda em nível nacional é punido em nível nacional. ou tu vai achar normal se, por exemplo, o P’Alhaçandro for expulso por um jogo de domingo no brasileirão e a conmebol decidir que ele vai cumprir suspensão num jogo da sulamericana, na quarta seguinte? não é por aí.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: