O dia do professor

Me sinto um privilegiado por ter pais professores. Não estou menosprezando as outras profissões, pelo contrário. Apenas exaltando a sorte que tive que ter dois mestres em casa que me ensinaram desde Ciências e Matemática até a ser um homem.

Minha mãe costuma me ajudar bastante com os temas quando eu era pequeno. Sentava ao meu lado e agente fazia juntos, ou seja, eu não tinha opção de deixar a lição de lado. Mas, essa moleza durou pouco, que lembro até a 3ª série.

Convivi toda minha infância com termos técnicos de estatísticas, correções de provas e conversas sobre comportamento de alunos. Isso fez com que eu fosse um aluno diferente, pois eu entendia o estresse que os professores passavam. Mas não fui santo.

Acredito que ser professor hoje em dia deve ser bastante complicado. Constantemente se lê na imprensa sobre baixos (e congelados) salários, péssimas condições de trabalhos e violência (física e moral) por parte de alunos. E não há para quem recorrer.

As instituições públicas estão cada vez mais sucateadas e as particulares a mercê do pagamento das mensalidades, fazendo de pais super-protetores acionistas da falta de educação e complacência com o desrespeito das crias. Lamentável.

Li essa semana sobre um professor que foi esfaqueado e morreu e outra educadora que foi agredida e quebrou uma costela. Isso é o absurdo dos absurdos. Agora, nem tanto o céu quanto a terra. Não prego de forma alguma a volta da palmatória, pelamordedeus! Até porque eu seria vítima certamente.

Agora, acredito que o sistema como um todo deva ser revisto. Se alguém deve levantar essa bandeira, sem dúvida deve ser o governo. Ou alguma instituição com muitos cojones e bala na agulha.

Mesmo assim, não acho que seja um quadro caótico. Vivemos do esforço de heróis denominados professores. Parabéns pelo dia de vocês. Um dia pretendo ter a honra de me juntar a essa categoria.

….

A exemplo do que me aconteceu no início do ano, fui convidado pelo professor Vinicius Schwertner para apresentar um número musical ao lado de ex-alunos no Colégio Farroupilha. Foi muito divertido. Ele está fazendo uma edição de imagens e amanhã vou publicar nesse espaço, isto é, se ele acabar a tempo.

Mas já adianto que, com apenas dois ensaios, conseguimos fazer um som bem bacana. É muito bom você ver a platéia se divertindo pacas.

DSC_6737 

Melhor ainda, ser muitíssimo bem recebido nesta casa depois de dez anos de formado. Lamento profundamente que na minha época não havia um diretor tão simpático e articulado como o atual. É uma pessoa extremamente educada e me deixou bastante a vontade.

Revi muitos professores da minha época, como o André, o Ronaldo, o Rubens, a Adenir, as professoras de inglês (sorry! I Just forgot the names), entre outros.

Então, amanhã tem o vídeo editado dos Volleyboys, banda fundada em homenagem ao professor Vinícius, que tentou ensinar vôlei para este blogueiro aqui.

4 Respostas to “O dia do professor”

  1. A gente fudeu-de-pé-em-cima -da-rede nego véio!

  2. Babe é rock star!😉

  3. alice Says:

    Oi Andrei!
    Adoramos o texto!
    É muito bom poder compartilhar esses momentos com vocês.
    Nós também gostamos muito dos Volleiboys e queremos sempre oportunizar esses momentos para vocês.
    Os comentários dos professores e funcionários foram muito gratificantes sobre a participação dos nossos queridos ex-alunos.
    Mais uma vez muito obrigado!

  4. Cíntia Saldanha Says:

    Oi Andrei!
    Só pra deixar registrado que o show foi um sucesso e que não precisavam ter parado de tocar por causa dos comes e bebes…
    Muito obrgada pela homenagem e parabéns!

Deixe uma resposta

