Luis Carlos Alborghetti (2009)

Neste dia 9 de dezembro, o jornalismo brasileiro perdeu um de seus mestres e ícones. Faleceu Luis Carlos Alborghetti, 64 anos, de câncer do pulmão, na sua residência, em Curitiba, no Paraná.

Alborghetti era um cara fantástico. Ficou conhecido pela sua irreverência, opiniões fortes e por não medir palavras na hora de expressá-las. Apresentou o programa Cadeia Nacional, na rede CNT, em que, com um cacetete na mão, mostrava matérias sobre crimes e pedia “cadeia” aos responsáveis. Um estilo que fez escola, revelando, por exemplo, o apresentador Carlos Massa (o Ratinho), repórter de Alborghetti no início da carreira.

Eu admiro MUITO o Alborghetti. Já postei vídeos dele aqui, sou fã do seu tom áspero e de sua sinceridade. Mesmo aos berros e com palavrões, Alborghetti era um pregador da moral política e social, sendo um revoltado contra a leviandade e flexibilidade das leis criminais brasileiras.

O jornalismo brasileiro fica órfão de um cara que sempre essência, nunca se vendeu para “o sistema”, inclusive preterido em contratos e propostas devido à sua postura. Gostaria de tê-lo conhecido pessoalmente, pois teria sido um prazer ter apertado a mão dele e dizer que sou um grande e ele me influenciou muito.

Alborghetti aliava indignação com humor, sem cair no escracho. Com sinceridade, ele expressava consternação sobre os problemas do dia a dia, com foco maior na segurança pública. E dá-lhe porrada na mesa! Fora a toalha no ombro, que ele usava para secar o suor.

Vai com Deus, Alborghetti. Descanse em paz. Que tenhamos em breve um guerreiro como você para defender o óbvio, constantemente esquecido pelas autoridades.

Minha homenagem se encerra com vídeos dele, alguns dos meus preferidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: