23 guerreiros

Acabou o mistério. Sabemos agora quem são os 23 guerreiros que vão nos representar na Copa do Mundo, que inicia exatamente daqui a 30 dias. Confesso que errei quatro nomes, quando apostei em Victor, André Santos, Ronaldinho e Adriano.

Segue a lista com meus comentários.

Goleiros: Júlio César, Gomes, Doni. Bem, aqui, sem dúvida, houve um pecado. O melhor goleiro do Brasil em atividade, Victor, do Grêmio, ficou de fora. Dunga errou feio. Podia até não jogar, mas merecia MUITO ir.

Laterais direitos: Daniel Alves e Maicon. Ambos estão jogando demais. Merecido.

Laterais esquerdos: Michel Bastos e Gilberto. O primeiro é bom, e o segundo, atualmente, joga de meio campo. André Santos ou Kléber poderiam ir, mais por falta de opções melhores.

Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva. Gostaria mais que o Naldo fosse no lugar do último, mas tudo bem, ta valendo.

Volantes: Josué, Gilberto Silva, Felipe Mello e Kléberson. Bem, aí tem problem. Embora eu tenha adivinhado este quarteto, contesto TODOS os nomes. Sandro joga muito mais que qualquer um desses. Adílson também. Um pouco mais de tempo, e até Fábio Rochemback corria risco de ir, já que o critério não foi técnico nesse caso.

Meias: Elano, Kaká, Júlio Baptista e Ramires. O único incontestável é Kaká, sem dúvida. O resto merece interrogação. Ainda preferiria Ronaldinho.

Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Grafite. Estava esperando por Adriano, mas acho que, na ausência dele, Grafite foi uma boa escolha. Centroavante de área, de combate, choque físico. Me serve.

No lugar do Dunga, eu possivelmente mudaria metade da lista, mas acho que ele foi coerente sim, como o próprio gosta de ressaltar. Fora contratado após o fiasco da Copa de 2006 com o objetivo de fazer uma renovação e resgatar o orgulho de vestir a camiseta de seleção brasileira. O grupo composto acima responde à estes dois itens.

Fecho com ele neste sentido, entre levar porrada por inventar e por ser convicto, fico com o segundo. Porque se eu ganhar, tenho como justificar e ter orgulho próprio. Acreditei em mim e deu certo.

A entrevista coletiva mostrou um Dunga gripado porém bem diferente do que eu estava acostumado a ver. Respondeu a TODAS perguntas calmamente, inclusive as mais agressivas, Fez ironias, mostrou ter mais “cancha” nesse ponto.

Satisfiz-me com todas suas explicações, embora nenhum colega tivesse o questionado sobre Victor (na minha opinião, o maior pecado). O administrador de campo (como gosta de falar Cláudio Cabral) teve cojones para deixar de fora os meninos da Vila. E eu concordo com ele. Não é por que os caras pintam agora e devem ir pra Copa. Tem que mostrar mais.

Teve um colega que, na minha opinião, fez uma pergunta maldosa, ao questionar Dunga sobre Pelé, dizendo que, por sua juventude, não o levaria para o Copa de 58 se fosse técnico. A resposta dada foi ótima, quando Dunga disse que Pelé já tinha jogado pela Seleção antes da convocação. E acrescento que o caro jornalista esqueceu um detalhe fundamental nesse ponto: a questão temporal. Pô, não vai querer comparar hoje com 50 anos atrás, né? Por favor.

Agora, ele tem que chamar mais 30. Dunga, mantenha esse critério aí. Só chama jogadores que atuaram pela seleção, ta?

No mais, segue o espírito patriota, vamos torcer por esses guerreiros aí, cada um na sua galera, com o seu churrasco e sua cerveja, gritando “Pra frente, Brasil! Brasil! Salve a Seleção!”. Peço que deixem as porradas para depois, se necessárias forem.

Uma resposta to “23 guerreiros”

  1. na verdade nem o michel bastos joga na esquerda mais. ele é atualmente meia-atacante do lyon… PELA DIREITA.

    e o dunga foi criterioso, mesmo, no meio-campo: ele só levou gente que tá com ele há muito tempo. mas sabe por que esses caras tão com ele há muito tempo? porque ele NUNCA TESTOU outros jogadores como opção a NABAS como josué, elano ou gilberto silva. NUNCA. paradoxalmente, apareceu o kleberson, DO NADA, ali. reserva do flamengo? o adriano deve tar esmurrando parede, mesmo…

    e o victor é inexplicável. a única explicação é clubismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: